Suplemento alimentar: diabéticos sempre devem ter cuidado

0
191
Suplemento alimentar para diabéticos deve ser receitado pelo médico ou nutricionista.
Suplementos alimentares estão na moda e os diabéticos até podem tomá-los, desde que sejam indicados pelos médicos.

Está na moda tomar suplemento alimentar, mas saiba que os portadores de diabetes têm restrições a esse tipo de substância.

Nem todo paciente tem o benefício esperado ao consumir proteínas e vitaminas. Ao contrário do que se imagina, elas podem fazer mal à saúde.

É obrigatório que um médico ou nutricionista indique o suplemento alimentar. Assim a substância fará bem ao organismo e até ajudará no tratamento.

Veja em quais condições você pode tomar algum produto que ajude a ter mais qualidade de vida.

Suplemento alimentar sem indicação médica é perigoso

Suplemento alimentar pode ser importante para portadores de diabetes porque supre alguma carência de vitaminas e minerais. Você só saberá se tem deficiência de nutrientes se fizer exames específicos. É preciso atenção em relação ao tema, pois a indicação de suplementos é individualizada.

O uso de substâncias que dão mais energia ou massa muscular são cada vez mais divulgados, porém, existe muita propaganda enganosa na internet. Sendo assim, quem tem diabetes deve ficar ainda mais esperto e se informar ao máximo sobre o que pode consumir. Sempre consulte um médico ou nutricionista.

Manter a alimentação equilibrada é o principal ponto para o diabético ter uma vida saudável. Alguns pacientes acabam tendo baixo nível de vitaminas e minerais no organismo porque ambos saem em demasia com a urina ou há reduzida capacidade de absorção do próprio corpo.

São casos específicos que precisam de analise a partir dos resultados dos exames adicionais. Mesmo quando os médicos receitam os suplementos, tal prática não deve ser adotada no longo prazo, mas apenas até chegar ao equilibro do que o organismo precisa.

De acordo com Sheila Cunha, nutricionista do Programa Diabetes, eu cuido, a suplementação alimentar está dentro de um conjunto de ações para devolver ao organismo a sua capacidade natural de viver em equilíbrio. “Para obtermos todas as ações terapêuticas dos nutrientes, devemos saber exatamente do que o corpo precisa e ter o controle preciso de suas quantidades”, declara Sheila.

Veja, a seguir, mais detalhes sobre esse assunto que está ganhando cada vez mais importância.

Existem vitaminas e minerais que são mais indicados

Suplemento de zinco está entre os mais indicados para os pacientes. Isso porque pesquisas provam que esse mineral ajuda a controlar o nível de glicemia. Mesmo assim, ainda não há certeza de que todos os diabéticos podem consumir esse suplemento, mesmo sem deficiência de zinco no organismo.

Quem está em tratamento pode usar outras substâncias, por exemplo, o magnésio. Vitamina D e B12 também costumam ser receitadas de acordo com a condição de cada paciente e nunca é demais reforçar que o objetivo sempre é suprir a carência nutricional de cada paciente.

Quem imagina que pode tomar suplementos alimentares no intuito de substituir uma dieta pobre de nutrientes está enganado. Pedir para uma nutricionista montar um cardápio equilibrado é a melhor forma de obter o que é necessário para manter a saúde.

De forma geral, os especialistas indicam suplemento alimentar para grupos específicos de pacientes, como por exemplo, idosos, gestantes ou veganos. Até mesmo quem faz exercícios físicos não deve tomar sem indicação os produtos que estão na moda. O Whey Protein está entre esses suplementos.

Suplemento alimentar é bem-vindo quando receitado pelo médico ou nutricionista. Esses profissionais sabem qual substância precisam repor nos seus respectivos pacientes e em qual quantidade. Portanto, se você pensa em tomar algum suplemento porque fez bem ao um amigo ou parente, desista da ideia.  Melhor do que isso é agendar já uma consulta.