O Jornal

Palavra do Editor

O site Contexto Atual foi criado a partir da ideia de oferecer não apenas informação de qualidade, mas também a interpretação dos fatos mais relevantes do dia a dia.

É preciso ver nas entrelinhas o que as notícias realmente significam tanto para a sociedade, quanto para o cidadão.

O propósito desse veículo de comunicação é explicar de forma simples, tanto o significado, quanto as possíveis consequências dos fatos. Além disso, ele oferece conteúdo informativo sobre produtos e serviços de empresas.

Na minha opinião, se o conhecimento pode ser levado para qualquer um, ele também deve ser compreendido por qualquer pessoa.

A informação não deve ser apenas quantitativa. É de suma importância que ela também seja assimilada em todos os seus aspectos e dê condições para que o leitor decida de forma consciente o que fazer a partir do que ficou sabendo.

A ideia dos textos redigidos aqui é segurar na mão do leitor e seguir explicando passo a passo o que significa cada informação sobre certo tema.

Dessa forma, acredito, é possível ajudar as pessoas a se desenvolverem a partir das várias informações recebidas todos os dias.

Numa época em que as notícias estão na palma da mão, inclusive as fakes news, o pouco acesso à informação deixa de ser problema no mundo atual.

O desafio, então, vai para o outro extremo e passa a ser o ilimitado alcance que grande parte das pessoas tem para encontrar qualquer tipo de conhecimento.

Tal abertura é ótima, sem dúvida. Chamo a atenção apenas para as dificuldades que surgem nesse panorama ainda novo para a humanidade. Veja quais são:

• Encontrar informação de qualidade

• Interpretar o conhecimento recebido

• Saber como a novidade influencia no dia a dia

• Decidir o que fazer a partir das mudanças.

Nós recebemos todos os dias uma avalanche de mensagens. Algumas são irrelevantes; outras precisam de tempo para serem interpretadas à altura de sua importância.

Às vezes, a tarefa é árdua. Principalmente com o pouco tempo disponível hoje em dia. A situação fica mais fácil quando dominamos o assunto. Mas caso ele se refira a algo com o qual temos dificuldade de entender e, mesmo assim, temos de decidir antes de agir, é preciso muita atenção.

Há muitos temas do cotidiano que mexem com a nossa vida. E eles precisam ser explicados com mais detalhes.

Boa leitura,

Marcelus Casciano

Estou atualizado com as informações.
To atual!