“Histórias da Covid-19” mostra superação pessoal

0
140

Título: Histórias da Covid-19 – A primeira onda no Brasil

Autor: Rogério Ferraz Garcia de Andrade (organizador)

Editora: CRV

Sinopse

A mais grave pandemia dos últimos 100 anos trouxe desafios com os quais a humanidade não estava preparada para enfrentar. Ela paralisou o planeta, mexeu com a cabeça de todo mundo e ceifou milhões de vidas.

Por trás do caos, há histórias de superação que merecem ser ouvidas porque revelam como cada pessoa venceu as adversidades do auge da primeira onda e também a coragem que sustenta o espírito nos momentos mais difíceis.

Rogério Ferraz Garcia de Andrade teve a feliz ideia de reunir depoimentos de pessoas comuns, de várias profissões e diferentes classes sociais. Tais relatos mostram o que aconteceu no dia a dia de cada personagem real, dentro e fora da casa deles.

É emocionante ver como eles se viraram com o que tinham em mãos. E há quem não possuía quase nada além de fé e esperança. O dilema de ir trabalhar ou ficar em casa só existiu para quem tinha opção.

Enquanto sair à rua trazia a chance da contaminação, para muita gente sem ter como manter a família, permanecer em casa sem renda significava a certeza de lidar com o pior panorama.

Essas pessoas não apenas sobreviveram, mas também abriram o coração para revelar terem visto a morte de perto, na rua ou no hospital. E como fez Cazuza há alguns anos, ainda voltaram para contar a experiência.

Certamente, as histórias da primeira onda da Covid-19 são genuínos exemplos de força, superação e totalmente inspiradoras. Como dizia o músico Tom Jobim, o Brasil não é para amadores. Sendo assim, os personagens deste livro provaram ser profissionais do mais alto escalão da vida.

Tal leitura trará profundos ensinamentos, inclusive para as próximas gerações, que no futuro saberão com detalhes como seus país e avós passaram pela pandemia que entrou para a história.