Conheça os livros essenciais ao microempresário

0
307

Título: Os mercadores da noite

Autor: Ivan Sant’Anna

Editora: Sextante

Sinopse: A realidade do que ocorre no mercado financeiro global é descrita de forma fascinante por esse autor que atuou por mais de 30 anos nessa área.

Os detalhes da dinâmica existente tanto nas mesas de operações, quanto nas negociações feitas nos bastidores do mundo dos negócios são conhecidos só por quem dita as regras do jogo. E Ivan Sant’anna conviveu de perto com eles.

Circulou por Nova York, Londres, Paris e outras importantes cidades. Uniu todo o conhecimento que tinha para escrever uma história envolvente que conquista o leitor a cada página.

Ele conseguiu isso porque, por trás do enredo de ficção, revela não apenas o que está na mente dos operadores das bolsas de valores, mas também o real dia a dia deles. É surpreendente.

O personagem principal é Julius Clarence, o menino que aos dez anos trabalhou com o pai no armazém da família e se tornou milionário. Você também vai ver a história do ambicioso dentista que passou a negociar na bolsa durante as horas de folga.

Esse romance é perfeito para quem pretende atuar na bolsa por meio do home broker. Em tempos de alta demanda pela atividade de Day Trader, nada como vasculhar as entranhas de um dos segmentos mais tensos da economia mundial.

 

Título: O negócio do século XXI

Autor: Robert T. Kiyosaki

Editora: Alta Books

Sinopse: Independência financeira é um tema que continua atual e o caminho para tal conquista sempre tem muita procura.

Na primeira parte do livro, o mesmo autor de “Pai rico, pai pobre” revela o quanto é necessário não apenas entender as mudanças ocorridas nas últimas décadas, mas também modificar a própria forma de pensar sobre mundo moderno.

Sua linha de raciocínio parte do fato de que será cada vez mais difícil contar com um emprego para se manter.

Para ter uma ideia, nem a estrutura econômica, nem as empresas são as mesmas de tempos atrás. A alternativa, então, passa a ser adquirir ativos que gerem renda no longo prazo, ou seja, por toda a vida.

Segundo Kiyosaki, a ideia de ativo vai além do investimento do capital, por exemplo, no mercado financeiro ou em imóveis.

Criar uma empresa está entre os melhores meios de possuir ativos. E é a partir desse conceito que o autor começa a explicar, na segunda parte da obra, como ter as vantagens de ser empresário, mas seguindo caminho alternativo.

O negócio do século XXI é o marketing de redes. Por meio desse segmento, a pessoa tem oportunidades bem interessantes de crescimento.

Ela aprende a fazer negócios, ganhar dinheiro e montar seu próprio networking. Aí está, talvez, a maior vantagem do marketing multinível.

Isso porque a pessoa recebe uma porcentagem pela indicação que gerou a venda. E isso vale para todos os representantes que entraram na rede a partir dos seus contatos.

O dinheiro que vem da indicação é o ativo citado por Kiyosaki. E é assim que dá para manter a renda na aposentadoria.

Vale a pena conhecer um pouco mais desse universo.

 

Título: A startup enxuta

Autor: Eric Ries

Editora: Leya

Sinopse: Gostaria de saber o que fazer para não perder tempo, nem dinheiro na hora de montar uma empresa?

Nesse livro você vai encontrar várias ações que podem evitar os erros mais básicos cometidos por quase todo empreendedor.

O autor comprova a eficácia de seu método de gestão contando histórias reais de companhias que alcançaram o sucesso justamente por fazerem algo diferente.

A ideia central está na proposta de criar um produto bem simples para lançá-lo o mais rápido possível.

Dessa forma, o empresário vai descobrir logo qual é a real aceitação daquilo que oferece e ainda terá a chance de corrigir as falhas.

Para isso, Eric Ries apresenta o conceito de Produto Mínimo Viável. Trata-se da estratégia de lançar algo simples, com o foco em aprender bem depressa tudo o que acontece quando o produto sai do mundo das ideias e encara o mercado real.

Na prática, o intuito consiste em expor o produto a um autêntico teste capaz de evitar desperdício de tempo e de dinheiro, com algo que é bom apenas na opinião do dono do negócio.

Título: Empreendedorismo

Autor: José Carlos Assis Dornelas

Editora: Campus

Sinopse: Esse livro foi lançado em 2001 e se tornou um clássico na área de empreendedorismo.

Mesmo sendo antigo, não perdeu o tom de modernidade porque suas novas edições foram atualizadas de acordo com as necessidades da época atual.

O autor explica como a ideia de empreender cresceu a partir da década de 1990, suas consequências e ainda analisa com detalhes tudo o que envolve esse tema.

Um dos maiores méritos de Dornelas está em abordar o assunto de forma bastante prática.

Você vai saber como diferenciar uma simples ideia de uma real oportunidade de mercado, aprender a criar seu plano de negócios e descobrir o caminho das pedras para conseguir financiamento ao seu projeto.

Até a parte mais chata de se montar uma empresa, que inclui todo o processo de legalização e formalização da pessoa jurídica, é abordada na obra.

Por causa de sua relevância, o livro está entre os mais vendidos do segmento, ultrapassando a marca de 280 mil exemplares.

A 7ª edição também traz novos estudos de caso envolvendo empresas brasileiras bem-sucedidas e material complementar no site do autor.

Sem dúvida, esse é um livro indispensável a quem pretende ter ou já montou a própria empresa.

Título: O segredo de Luiza

Autor: Fernando Dolabela

Editora: Sextante

Sinopse: A trajetória de uma mulher que pretende montar seu próprio negócio é contata com detalhes nessa obra, já reconhecida como um clássico do empreendedorismo.

Luiza quer abrir uma empresa no segmento de alimentação e não tem a menor ideia por onde começar para realizar seu sonho.

Ela tem contato com algumas pessoas que podem ajudá-la de alguma forma. A partir daí, você vai ver todas as fases pelas quais passa uma empresa.

A análise do mercado e o estudo de viabilidade do negócio são apenas duas das providências a serem tomadas, antes mesmo da inauguração.

Informações ligadas à produção, à logística e ao marketing também não poderiam ficar de fora de sua avaliação.

O maior mérito de Dolabela está em mostrar de forma bem realista o caminho das pedras existente desde a criação, até a administração de uma empresa.

Com linguagem fácil e conteúdo repleto de detalhes, o livro ajuda a combater o mito de que a pessoa vai trabalhar menos e ganhar mais ao abrir uma empresa.

Até mesmo o pretendente a empresário tem muitas tarefas a serem realizadas. Depois que as portas se abrem, a responsabilidade só aumenta.

Mas quem se prepara à altura do desafio, tem bem mais chances de colher os frutos do sucesso.