Título: Pai rico pai pobre
Autor: Robert Kiyosaki
Editora: Campus
Sinopse
Logo nas primeiras páginas, o autor traz à tona uma questão bastante presente na realidade dos novos tempos.
As últimas gerações cresceram ouvindo seus pais e avós dizendo que quem se destacasse nos estudos teria um ótimo salário. Assim o futuro estaria garantido.
Não tenho dúvida de que a vida de quem completou os estudos tende a ser melhor do que a das pessoas sem diploma. Mas afirmar que boas notas são suficientes para obter prosperidade está bem longe da verdade.
Pai rico pai pobre mostra o quanto a educação tradicional não ensina o que as pessoas precisam aprender para assegurar uma vida digna e financeiramente tranquila.
Kiyosaki apresenta o problema e mostra a solução. Na opinião dele, desde cedo, as crianças deveriam receber informações sobre educação financeira.
Noções básicas de contabilidade e de investimentos podem estimular a criação de uma mente empreendedora. Sempre visando abrir a mente para uma realidade que está além do emprego formal.
Ele explica como os gastos crescem à medida que se entra na vida adulta. E além das despesas domésticas, existe a compra do carro e da casa.
Aí começam as dívidas. Elas surgem pela falta de planejamento financeiro e por ter apenas uma fonte de renda: o salário.
Para acabar com esse problema, o autor mostra o que deve ser feito para obter ganhos que não venham apenas do trabalho e, dessa forma, ter uma vida próspera.