Título: A arte da felicidade
Autor: Dalai Lama e Howard C. Cutler
Editora Martins Fontes
Sinopse
Felicidade é um tema estudado há alguns anos e durante a pandemia voltou a chamar a atenção por causa da reflexão existente sobre o modo de vida adotado até hoje no mundo.
O psiquiatra Howard Cutler, especialista na ciência da felicidade, escreveu esse livro com o líder do Tibete e ambos mostraram como lidar com o sofrimento do dia a dia. Ele foi lançado em 1998, mesmo assim continua atual.
Durante a preparação do livro, Cutler se reuniu várias vezes com o Dalai Lama para fazer as entrevistas que deram origem à obra. Isso resultou num estilo semelhante ao de uma conversa informal. Tal escolha foi bem feliz porque o leitor tem a sensação de estar diante do mestre espiritual tibetano.
Ele fala sobre a natureza humana. Sendo assim, a obra é indicada para qualquer pessoa, não importando qual seja a religião dela ou se não tem nenhuma.
O Dalai Lama explica de maneira prática sobre as melhores formas de encarar a tristeza, a insegurança e o desânimo tão comuns atualmente. Revela também a diferença entre o prazer e a felicidade; esta traz a sensação de paz e satisfação duradouras.
Você vai aprender a identificar quais são os hábitos e comportamentos que lhe fazem bem. Isso é importante porque eles devem ser conservados. Enquanto os que prejudicam você ou outras pessoas, precisam sem dúvida ser evitados.
Há outro ponto tão relevante quanto atual. A importância da empatia e da compaixão. De acordo com o Dalai Lama, ambas trazem a sensação de respeito, compromisso e responsabilidade com as outras pessoas e têm efeitos positivos para quem as manifesta.
Quem compreende e é solidário ao sofrimento alheio está no caminho certo para dominar a arte da felicidade.
Pense nisso.